Facebooktwittergoogle_pluslinkedinyoutubeinstagramfoursquare

A maioria das pessoas relatam sentir uma extrema sensação de bem-estar, relaxamento e prazer e esse é, na grande maioria das vezes, o resultado de uma massagem. Mas, por que nos sentimos tão bem com massagem?

 

Está tudo na mente

Nos sentimos tão bem com massagem

Massagem relaxante faz muito bem

Andar, dirigir ou tentar executar alguma tarefa complexa logo depois de ter um grande massagem, pode ser algo um tanto difícil. A maioria das pessoas relatam que realizar tarefas que requerem uma coordenação complexa de espírito e/ou corpo é difícil nos minutos que seguem uma massagem.

Isso acontece pelo estado de relaxamento proporcionado pela massagem, bem como a sensação de prazer e bem-estar e é por isso que nos sentimos tão bem com massagem.

Notavelmente, estas sensações não exigem sequer uma hora de massagem para se desenvolver, 15 minutos de massagem já pode produzir sensações de relaxamento e bem-estar, dependendo da pessoa.

“O toque é interpretado pelo cérebro como sinal de felicidade emocional”

Então, por que nos sentimos tão bem com a massagem? O que há sobre a ação física na massagem que envia estas boas mensagens para o corpo? O segredo encontra-se no cérebro!

Nos sentimos tão bem com massagem

Cérebro x coração

Douglas Nelson, fundador da Precision Neuromuscular Therapy Seminários diz o seguinte: “As emoções são experiências na mente e, como resultado, o nosso corpo é afetado após emoções fortes.

Um exemplo é quando alguém nos ofende, temos a experiência emocional da raiva. Pouco tempo depois, experimentamos sintomas físicos da raiva, tais como aumento da tensão muscular, alteração da respiração e um aumento da frequência cardíaca.

Por outro lado, emoções positivas como alegria e felicidade também têm efeitos físicos correspondentes. Nossas emoções e pensamentos têm consequências físicas.

 

As mudanças na atualidade

Porém, a ciência emergente está fornecendo algumas boas evidências de que a sensação física pode levar à emoção, ao invés da emoção que se manifesta como uma experiência física e é aqui que entra a massagem.
Por exemplo, vamos imaginar que um aumento da taxa de respiração e pulso. O cérebro interpreta: animação ou medo? As experiências físicas de excitação e medo são quase idênticas. A mente deve decidir qual é a emoção, baseada no contexto da experiência.

Então o relaxamento do corpo proporcionado pela massagem é também o relaxamento da mente e é por isso que nos sentimos tão bem com massagem.

Além disso, quando você voltar a trabalhar com esse quadro emocional, ele muda o que você observa ao seu redor também. Pequenos aborrecimentos não parecem tão perturbadores. Seu estado emocional calmo e positivo predispõe a notar muitas pequenas bênçãos que anteriormente poderia ter esquecido. Este processo torna-se muito auto-reforço “.

 

A ligação cérebro / corpo

Além da experiência sintetizadora cérebro em reações físicas (e vice-versa), o cérebro também libera hormônios que criam respostas físicas, tanto para o estresse e relaxamento.

Quando você encontra uma ameaça percebida – um grande cão late para você durante a sua caminhada matinal, por exemplo – o cérebro dispara um alarme em seu corpo e são liberados hormônios como adrenalina e cortisol. Este sistema de alarme natural também se comunica com as regiões do cérebro que controlam o humor, motivação e medo.

Sentimos tão bem com massagem

Ligação cérebro – corpo

Por outro lado, estudos têm mostrado que as situações de relaxamento e atividades como massagem estimulam a “sentir bem”. Liberando hormônio oxitocina que reduz o estresse, promovendo uma sensação de bem-estar, relaxamento e prazer depois de apenas 15 minutos de moderada massagem de pressão da parte superior das costas.

Essa é uma explicação um pouco mais técnica do motivo de sentimos tão bem com massagem.

“Interromper os ciclos de hormônio do estresse é importante”

O sistema de resposta ao estresse do corpo é geralmente autolimitado. Uma vez que a ameaça já passou, os níveis hormonais voltam ao normal. Como os níveis de adrenalina e cortisol caem, sua frequência cardíaca e pressão arterial retornam aos níveis basais. E todos os sistemas retomam suas atividades regulares.

Mas quando o estresse está sempre presente e você se sente constantemente sob ataque, a reação de luta ou fuga permanece ligada. E, ao estresse da vida diária, somam-se o estresse no trabalho, a má alimentação e a falta de exercício.

A ativação de longo prazo do sistema de resposta ao estresse – e a exposição posterior ao cortisol e outros hormônios do estresse pode perturbar quase todos os processos do seu corpo. Isso coloca você em maior risco de inúmeros problemas de saúde, incluindo:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Problemas digestivos
  • Doença cardíaca
  • Problemas do sono
  • Ganho de peso
  • Memória e concentração diminuídas

 

Você ouviu o “choro” do seu corpo pedindo ajuda e fez uma massagem. E agora?
Você se sente ótimo ao final da massagem e quer manter esse sentimento por tanto tempo quanto possível, sabendo que logo as tensões da vida voltarão em breve. Como você pode colher o máximo benefício de suas sessões de massagem? Com as dicas abaixo, os benefícios da sua sessão de massagem vão durar um pouco mais:

Beba muita água!
O seu massagista provavelmente irá aconselhá-lo a beber muita água após a sua massagem.

A água é um dos elementos mais importantes da capacidade do seu corpo a funcionar de forma eficiente. Quando você recebeu uma massagem, os músculos, ossos e tablier (o material pegajoso que reveste seus ossos e músculos) foram manipulados para aumentar a circulação de sangue e linfa. A linfa é o fluído claro que “limpa” o seu corpo de resíduos sob a forma de células mortas que passam através do sistema de gânglio linfático.

O aumento da circulação linfática pode resultar em um aumento de circulação de resíduos através de nossos corpos. Os resíduos são eliminados através do aparelho urinário e transpiração. Aumentar a ingestão de água vai ajudar seu corpo a se livrar dos resíduos de forma mais eficaz.

Continue a relaxar o corpo e a mente
Se possível, não vá direto para a condução de um carro, ao trabalho ou à uma aula de ginástica difícil. Em vez disso, ler um livro, tomar um banho quente, ou fazer algo que promova e amplie as respostas de relaxamento do corpo e não desencadeie respostas de estresse contraproducentes.

Monitorar a resposta do seu corpo para a massagem
Às vezes, especialmente se você não está habituado a massagem ou a pressão utilizada foi pesada, você vai sentir um pouco de dor. Nesses casos, compressas de gelo e quente, com alternância entre 10 minutos de gelo e 20 minutos da quente, é a dica para acalmar essas áreas. Beber muita água vai ajudar os músculos doloridos a se recuperarem mais rapidamente.

Fonte dados: catalyst-massage.com

Leia mais sobre os benefícios da massagem relaxante.

 

Gostou? Compartilhe!
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *