Facebooktwittergoogle_pluslinkedinyoutubeinstagramfoursquare

Massagem e  Câimbra: Qual a função da massagem no tratamento da câimbra?

 

massagem e câmbra

Massagem e câimbra

Uma massagem suave promove analgesia e ajuda no tratamento após o episódio de câimbra e contraturas musculares. No momento exato da câimbra o tratamento deve ser alongamento suave do músculo para impedir que ele fique em contração completa. A permanência em contração completa por vários segundos leva a piora da câimbra e piora muito a dor após o episódio do espasmo. Quando o paciente descobre isso ele muitas vezes consegue evitar a câimbra simplesmente mantendo o músculo alongado ao primeiro sinal de que o músculo irá entrar em espasmo.

O que câimbra?

A maioria dos nossos maiores músculos trabalham de forma voluntária, ou seja, de acordo com nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem de forma involuntária, damos o nome de espasmos. Se for intenso e persistente, chamamos de câimbra.

Câimbra é um espasmo local. Qualquer fator irritativo ou anormalidade metabólica em um músculo, como frio muito forte, ocorre uma redução do fluxo sanguíneo para o músculo ou excesso de atividades do músculo pode provocar dor ou outros tipos de impulsos sensoriais que são transmitidos do músculo para a medula espinhal, causando assim, a contração reflexa do músculo.

 

Causas comuns:

  • Uso intenso da musculatura afetada;
  • Desidratação;
  • Baixas temperaturas, o frio faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída, o que facilita a ocorrência de espasmos das fibras musculares.
  • Má circulação, sanguínea;
  • Acúmulo de ácido lático no músculo;
  • Falta de Sais Minerais (Potássio, cálcio, magnésio), pessoas hipertensas que tomam diuréticos geralmente perdem potássio;
  • Doenças metabólicas como Diabetes, Hipotireoidismo, alcoolismo, hipoglicemia;
  • Doenças neurológicas como Mal de Parkinson e doença do neurônio motor;
  • Hemodiálise;
  • Permanecer muito tempo sentado ou deitado numa posição inadequada;
  • Miopatia;

Tratamento:

massagem e câimbra

Massagem e câimbra

1) Alongamento e massagem

Alongar o músculo em espasmo e massagear a área afetada com movimentos circulares são técnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor. Quando as câimbras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.

2) Aplicação de calor no local

O aumento da temperatura favorece o relaxamento dos músculos.

 

 

 

Prevenção das Câimbras

  • Hidrata-se corretamente, bebendo 2 litros por dia de água, especialmente se pratica atividades físicas;
  • Realizar alongamentos antes e depois dos exercícios;
  • Investir em alimentação balanceada, inclua alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, evitando frituras e refrigerantes importantes não só para o funcionamento do músculo, mas para todo o organismo.
  • Banana é uma boa sugestão, mas tudo depende da causa a qual proporcionou a câimbra. Se for por falta de potássio a banana poderá ajudar, assim como qualquer outro alimento rico em potássio.
  • A banana contém água e glicose que pode ajudar repor nutrientes após grande esforço físico, também auxiliando na limpeza do ácido lático causador da câimbra.

Massagem e Câimbra: Alivio da dor e recuperação da musculatura

massagem e câimbra

Massagem e câimbra

Para os atletas ou para aqueles que praticam algum esporte, que têm músculos cansados, alem de evitar câimbras também se recuperam melhor com massagem. O efeito pode não ser imediato – o benefício ocorre após algumas horas da massagem – pois o tecido conjuntivo leva algumas horas para se realinhar. Além disso, há ainda tonificação dos músculos, auxílio do fluxo linfático e alongamento do tecido conjuntivo das articulações, trazendo alívio para dores, efeitos de relaxamento e conforto para o corpo.

Gostou? Compartilhe!
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *