Facebooktwittergoogle_pluslinkedinyoutubeinstagramfoursquare

Massagem desportiva é indicada antes e após competições, treinos e atividades físicas e, quando bem aplicada é o método mais eficaz para resolver problemas de tensão muscular e restabelecer o equilíbrio do sistema músculo esquelético.

 

massagem desportiva

Massagem Desportiva

A massagem desportiva é diferente de uma massagem relaxante. Enquanto a relaxante promove o relaxamento da musculatura tensa com suas manobras firmes e suaves liberando hormônios, como ocitocina e endorfina, que são responsáveis por acalmar o corpo, a massagem desportiva é uma técnica para preparar e recuperar a musculatura para quem pratica exercícios físicos, pois seus movimentos são mais fortes e rápidos. Essa diferença de movimentos melhora a circulação sanguínea, deixando a pessoa “mais agitada” antes do exercício e ajuda a eliminar ácido láctico no pós-exercício, responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte ao exercício”

“A massagem desportiva é uma técnica que não deve ser ignorada”

Os treinos geralmente exigem um esforço físico e um trabalho centrado em determinados grupos musculares. Mais ou menos intensos, os exercícios obrigam o corpo a procurar os seus limites e a acelerar o metabolismo a ponto de funcionar em plenitude e melhorar a flexibilidade e a amplitude dos movimentos, ajudando na recuperação com mais rapidez e eficácia.

Para quem pratica atividade física e quer aumentar seus resultados, a massagem desportiva é a mais indicada antes e após o exercício e funciona para todas pessoas que fazem algum tipo de esporte, seja como profissão, hobby ou como amador.

Massagem desportiva para competições

Massagem desportiva para competições e treinos

Massagem desportiva para competições e treinos

A massagem pré e após uma competição tem objetivos distintos, então vejamos:

Massagem antes: A massagem antes de uma competição é usada como um suplemento ao atleta na hora do aquecimento pois melhora a circulação e reduz o excesso de tensão tanto mental como dos músculos. A massagem também melhora a flexibilidade dos tecidos, preparando o atleta para sua performance máxima.

Massagem depois: A massagem depois de uma competição tem como principal objetivo a redução dos espasmos musculares e produtos liberados pelo metabolismo durante exercícios vigorosos. Diversas técnicas de massagem desportiva aceleram o processo de recuperação do corpo, melhorando o retorno dos atletas aos altos níveis de treinamento e competição, reduzindo o risco de contusões.

Benefícios da massagem

  • Prepara a musculatura para o exercício;
  • Aumenta a circulação sanguínea;
  • Estimula a produção de adrenalina (hormônio);
  • Elimina as toxinas da musculatura;
  • Previne lesões da musculatura e tendões;
  • Tonifica o tecido muscular;
  • Alivia as dores pós-treino;
  • Reabilita lesões muito prolongadas;
  • Aumenta a confiança;
  • Reduz espasmos musculares;
  • Evita que problemas agudos se tornem crônicos.

 

Contra indicações:

Não é recomendável para pessoas portadoras de algum tipo de tumor detectado com inchaço, problemas com veias, diabetes, trombose, infecções virais e herpes devem evitar a massagem desportiva ou somente realizar com autorização do médico responsável.

 

Leia também sobre massagem relaxante.

Gostou? Compartilhe!
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *