Facebooktwittergoogle_pluslinkedinyoutubeinstagramfoursquare

A maioria das dores nas costas não tem uma causa perigosa. Em casos graves, essas dores podem provir de tumores ou fraturas na coluna vertebral. Nestes casos, as dores costumam ser muito agudas e têm que ser tratadas por um médico especializado. Como a coluna reveste e protege a medula espinhal, parte do sistema nervoso que disponibiliza o contato entre o cérebro e o corpo, é bom tomar muito cuidado.

Massagem para dores nas costas

Massagem para dores nas costas

Quando acumulamos problemas e não conseguimos relaxar a mente, o corpo também não relaxa, o que deveria acontecer naturalmente. É este excesso de tensão que deixa os músculos doloridos, causando principalmente dores nas costas.

A massagem terapêutica facilita o processo de relaxamento dos músculos de várias maneiras. Quando você amassa os músculos, melhora a circulação e a distribuição do sangue – até porque o calor provocado pela fricção dilata os vasos. O músculo fica mais bem nutrido e relaxado.

Dores nas costas: vértebras

Mas vamos falar sobre dores musculares, na região da coluna. O músculo, por ser a estrutura de movimento e postura no corpo, tende a cansar se for usado erroneamente ou com sobrecarga. O músculo é composto por fibras musculares que contêm mio filamentos feitos de proteínas actina e miosina, o que possibilita o movimento. As duas proteínas podem fazer com que os mio filamentos se encaixem e diminuam de tamanho. Milhões de mio filamentos em conjunto fazem o músculo se movimentar, usando o esqueleto como alavanca e puxando os ossos.

Para os mios filamentos contraírem, é preciso energia, fornecido pelo sangue, principalmente em forma de glicose e oxigênio. Durante a combustão química na mitocôndria (localizada dentro da célula), são liberados energia e gás carbônico, entre outras substâncias. O sangue retira o gás carbônico e o leva até o pulmão, que ajuda a eliminá-lo por meio da respiração. O processo de combustão no nível celular também pode produzir resíduos como o ácido láctico. Este ácido também é eliminado com a ajuda do sangue.

Para o músculo funcionar bem, é importante ele ter uma boa circulação de sangue, de modo que leve nutrientes e retire resíduos. Como a massagem aumenta a circulação sanguínea na área onde é feita, ela é um ótimo auxilio no combate à musculatura cansada em qualquer região do corpo. Se as dores nas costas vêm de musculatura cansada, a massagem pode surpreender.

Trigger Points – Pontos de gatilho

Dores nas costa - pontos de gatilho

Dores nas costa – pontos de gatilho

Outras dores nas costas, não perigosas, mas muito incômodas, podem ser trigger points (pontos de gatilho). Ninguém sabe exatamente o que são esses pontos dolorosos, mas acredita-se que ficaram no corpo humano durante a evolução e que os animais também carregam pontos similares.

Trigger points não são o mesmo que pontos da acupuntura, embora alguns deles sejam sobrepostos ou parecidos. O trigger point é normalmente achado dentro do músculo, parece um ponto mais duro e menor que uma ervilha.

Quando ativo, este ponto pode irradiar dores para outra região do corpo. Por exemplo, um trigger point no músculo quadrado do lombo (região lombar), localizado acima da crista ilíaca do quadril e abaixo da última costela, pode gerar dores em toda a região do lombar. Da mesma forma, um trigger point no músculo trapézio pode gerar dor na região do pescoço. Estes triggers points podem ser tratados com massagem ou com pressões chamadas acupressuras. Se o massagista conseguir desativar o ponto ou fazê-lo adormecer, o alívio é imediato.

Massagens e alongamentos evitam dores e travamento da coluna

Massagem para dores na lombar

Massagem para dores na lombar

Problemas na região da lombar também podem travar as costas. Talvez já tenha acontecido com você ou você já tenha ouvido falar de pessoas que abaixaram para pegar um lápis que caiu no chão e depois não conseguiram levantar-se de novo.

Quando as costas travam, a dor é bastante grande e é difícil achar uma posição que de alívio. O pior talvez seja o susto, já que é muito rápido e a dor bem forte quando acontece. Tente não se assustar, porque piora. Este tipo de problema acontece com muitas mães de primeira viagem que levantam o bebê erroneamente, com pessoas que trabalham sentadas por muito tempo, com quem faz trabalhos que forçam a postura (como dentistas) ou com quem trabalha muito com o computador.

A razão de travar as costas pode ser uma cãibra na musculatura na região lombar. Normalmente as pessoas que travam as costas já vêm sentindo dores leves nas costas muito tempo antes.

O músculo já está cansando durante um bom tempo antes de acontecer. E o simples movimento de pegar o lápis trava as costas. A cãibra nas costas normalmente passa sozinha, pode ser rápida ou durar vários dias. Uma boa dica quando acontecer, é deitar de costas no chão num lugar que não seja muito mole, como em cima de uma toalha diretamente no chão. Isto vai possibilitar um relaxamento maior nas costas. O tratamento melhor é, sem dúvida, feito antes de travar as costas. Se a pessoa faz alongamento ou massagem antes de travar, é capaz que o problema nunca aconteça.

Procure tratamentos já quando os primeiros incômodos aparecerem nas costas. Estas dores são avisos de que algo não está bem. Se quiser, procure um médico, faça RPG ou pilates, e massagem para aliviar a tensão na região. A razão do travamento é que a musculatura das costas trabalha quase que incessantemente, quer dizer, é acionada o tempo todo para manter o equilíbrio, a postura e é envolvida em quase todos os movimentos do corpo, o que pode sobrecarregá-la.

Mas lembre-se de que, se as costas travarem ou doerem depois de qualquer queda ou acidente, você não deve fazer uma massagem. Você deve procurar um médico que vai analisar o tipo de lesão que você teve. E lembre-se de que a massagem é um tratamento complementar, quer dizer, não exclui o atendimento do profissional de saúde. Por isso, mais e mais médicos indicam a massagem como tratamento complementar para dores no corpo.

Leia mais sobre os benefícios da massagem terapêutica 

Fonte: http://www.cursosmassagem.com.br/massagem-para-dores-nas-costas.php

Gostou? Compartilhe!
Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *